Cafeína – Benefícios, Efeitos Secundários e Recomendações | Klistenia ®

calistenia, calistenia brasil, café, cafeína, klistenia

Assim como as bebidas energéticas, a cafeína é uma das substâncias mais eficazes para aumentar o desempenho. Sua aplicação nos esportes é muito ampla porque ela age tão bem sobre os esforços breves quanto sobre os muito longos. Ela atinge inclusive a vida cotidiana, com uma explosão do número de bebidas ou alimentos enriquecidos com a substância.

Cafeína – Benefícios, Efeitos Secundários e Recomendações

Apesar de terem sido realizados muitos estudos sobre o impacto da cafeína nos atletas, ainda é difícil explicar com precisão as origens de seu efeito estimulante, por serem muito diversas e algumas vezes inesperadas. Não existe apenas um, mas sim vários efeitos que poderiam explicar os benefícios da cafeína.

☑ Ativa o sistema nervoso central.
☑ Ela estimula a secreção de adrenalina. No entanto, a elevação do nível desse hormônio permanece modesta.
☑ Aumenta a força de contração dos músculos.
☑ No tecido adiposo, acelera a mobilização das gorduras, o que produz um aumento de energia durante esforços prolongados. Essa ação também explica uma de suas virtudes, a de ajudar no emagrecimento.
☑ Ela contribui para a manutenção da glicemia e, assim, ajuda a combater a hipoglicemia.
☑ A adição de cafeína às bebidas energéticas permite aumentar a absorção de glicídios pelo intestino. Ela se torna, dessa maneira, um dos fatores que limitam a eficácia dessas bebidas.
☑ Ela reduz a sensação de fadiga decorrente do esforço.

 

O Desempenho Físico em Exercícios Intensos Pode Ser Melhorado Pela Cafeína

Café, Cafeína, Exercício Físico, Calistenia, Calistenia Brasil, Street Workout, CrossfitEm um estudo realizado, indivíduos adultos melhoraram em 3,5% sua força muscular máxima uma hora após a ingestão de 6 mg de cafeína por kg de peso corporal.

Essa melhoria está associada ao recrutamento de um número maior de fibras musculares. Quando a carga corresponde a 50% da força máxima, o desempenho melhora 11%.

No que diz respeito à capacidade de endurance, em outro estudo, atletas treinados tiveram de realizar um percurso com bicicleta o mais rapidamente possível. Vinte minutos antes e durante o esforço, eles receberam diferentes bebidas:

  • Quando a bebida continha apenas água, o percurso foi realizado em 62,5 minutos.
  • Com uma bebida energética dosada a 7% de glicídios, eles levaram um minuto a menos para percorre-lo.
  • Quando foram adicionados 150 mg de cafeína à bebida energética, eles ganharam mais um minuto.
  • O melhor desempenho (59 minutos) foi obtido com a bebida energética + 225 mg de cafeína.
  • O aumento da dose de cafeína para 320 mg não proporcionou qualquer benefício adicional em termos de desempenho.

 

O Café Não É Tão Potente Quanto a Cafeína

Café, Cafeína, Exercício Físico, Calistenia, Calistenia Brasil, Street WorkoutPesquisas mostraram que, embora o café apresente uma tendência a melhorar o desempenho, não é capaz de fazê-lo tão bem quanto a cafeína. A explicação apresentada é que, entre as centenas de substâncias diferentes que ele contém, algumas inibiriam a ação estimulante da cafeína.

 

Dopagem ou Não?

A cafeína é uma substância muito popular em nossa sociedade. As indústrias enriquecem um número cada vez maior de alimentos com essa substÂncia. Além disso, a cafeína assemelha-se a uma droga. É perfeitamente compreensível associar sua utilização à dopagem, embora sua venda seja livre. Aliás, há pouco tempo, ela ainda constava em listas de produtos dopantes. Portanto, cabe a cada atleta decidir se a utilização lhe parece ética ou não.

 

Efeitos Secundários da Cafeína

Por causa de sua ação sobre o sistema nervoso central, a cafeína age de maneira poderosa sobre todo o corpo. Como ocorre frequentemente com esse tipo de substância, alguns indivíduos apresentarão uma boa tolerância e terão o desempenho físico melhorado de maneira sensível, enquanto outros irão apresentar poucos benefícios e sofrer principalmente seus efeitos secundários.

Trata-se de efeitos cardiovasculares, com uma elevação do ritmo cardíaco que pode levar à taquicardia e a um aumento da pressão arterial. Tremores, agitação e ansiedade podem ocorrer.

 

Como Utilizar a Cafeína?

A cafeína é uma substância que age bem rapidamente. A concentração máxima no sangue é atingida sessenta minutos após a ingestão. Sua ação dura várias horas porque seu gasto pelo corpo é relativamente lento.

Café Verde Azenka
Suplemento de Café Verde – Acesse a Loja

De fato, a ingestão de 300 mg de cafeína sob a forma de suplemento produz uma elevação do ritmo cardíaco em quinze minutos. Essa elevação é máxima após 45 minutos e retorna ao normal em noventa minutos. A atividade física, pode, portanto, ser iniciada rapidamente após a ingestão.

Por outro lado, seu efeito sobre a mobilização de gorduras parece ideal três horas após a ingestão. Embora seja eficaz após esse período de três horas, não é recomendável esperar mais tempo para iniciar o esforço, principalmente se ele for longo.

A dose ideal está entre 3 a 6 ml por kg de peso corporal (ou entre 210 e 420 mg para um atleta de 70 kg). Efeitos positivos são algumas vezes observados com concentrações mais baixas, o que poderia estar ligado ao fato de que, quanto mais elevado for o condicionamento do atleta, mais ele é sensível às ações estimulantes da cafeína. Isso significa que, com doses iguais, o atleta treinado apresentará uma melhoria mais evidente de seu desempenho do que o esportista iniciante.

Por outro lado, é necessário observar que os efeitos parecem diminuir quando a temperatura ambiente se aproxima de 0 graus Celsius, ainda que a cafeína ajude a manter melhor a temperatura do corpo nessas condições.

Leave a Response