Postura Correta e Seus Benefícios para Uma Vida Melhor

Postura Correta: Seus Benefícios para Uma Vida Melhor

Ficar de pé com postura correta e respirar profundamente podem aliviar a depressão.

Como diz o ditado: “Você não tem uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão”. De acordo com especialistas, você tem no máximo trinta segundos – algumas estimativas calculam somente cinco segundos de interação com estranhos antes que eles formem uma opinião a seu respeito. E, de todos os fatores envolvidos num encontro desses – trajes, expressão facial, asseio -, um dos mais importantes é sua postura.

Postura Correta e Seus Benefícios para Uma Vida Melhor

A postura nos diz, de forma mais eloquente que as palavras, o estado interior da pessoa, sua autoconfiança, sua determinação, seu vigor. Ela não é apenas a linguagem não verbal da liderança, mas um importante elemento em nossa própria sensação de identidade. Veja um exemplo na foto a seguir.

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Infelizmente, para muitas pessoas que chegam à faixa dos 30 anos, horas a fio debruçadas sobre suas mesas de trabalho tem levado a ombros arredondados e colunas encurvadas. Para compensar essa posição imprópria, a região lombar também se arqueia, projetando a pélvis à frente. Dia após dia, essa condição provoca tensão muscular e uma indevida pressão nas articulações (sobre isso, recomendamos ler nosso artigo sobre alongamentos), causando dores nas costas e enxaqueca, redução de sangue oxigenado no cérebro, crescente fadiga e até depressão.

Resultado de imagem para charlie brown sadNuma charge do Snoopy, o personagem Charlie Brown, com sua cabeça pendendo sobre o peito, diz a Lucy: “Esta é a minha postura deprimida. Quando você esta deprimido, sua postura faz muita diferença”. Então, ergue a cabeça para o céu e continua: “A pior coisa que você pode fazer é ficar ereto e manter a cabeça erguida, porque aí você começa a se sentir melhor”. Ele abaixa a cabeça, encurva as coisas novamente e conclui: “Se você quiser obter qualquer prazer ao estar deprimido, você tem de ficar assim”.

Charlie Brown estava certo. Manter os ombros arredondados à frente, as costas encurvadas, o peito comprimido e a cabeça abaixada, como se você estivesse com o peso do mundo sobre os ombros, reforça a depressão.

Um estudo relatado na revista médica britânica The Lancet, envolvendo pacientes maníaco-depressivos sob medicação por anos, verificou que, quando eles foram treinados a se manter eretos, com a cabeça erguida e respirando profundamente, a medicação não era mais necessária.

A boa notícia é que a maioria das pessoas pode mudar sua postura e transformar sua aparência e seu astral. Se você quiser checar seu alinhamento corporal, tente o “teste da porta”. Fique de pé, com suas costas contra uma porta. Seus calcanhares, costas, panturrilhas, glúteos, a parte superior das costas e sua cabeça deveriam tocar confortavelmente a porta. Agora, se você precisar forçar para fazer contato, então provavelmente tem algum desvio.

Sempre que você reparar em sua postura se deteriorando e sua respiração ficando restrita, abra o peito e mantenha o queixo erguido.

Os fisioterapeutas dispõem de muitas boas técnicas para treinamento postural, mas existe uma pequena dica útil para qualquer um. Fique de pé, ereto, gire seus ombros para trás e dê algumas longas e profundas respiradas. Imagina que um fio dourado está amarrado no topo de sua cabeça, puxando você para cima. Sinta que seus pés estão enraizados no chão, como a base de uma montanha, e sua cabeça está acima das nuvens, alcançando seu ideal. Tente imaginar isso sempre que possível – de pé, ao caminhar, sentado na cadeira – e também olhe para si mesmo no espelho.

Quando a boa postura se tornar um hábito, você estará prestes a descobrir a influência da graça corporal em sua harmonia emocional. Como diz a canção Serra do luar, de Walter Franco: “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”.

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